Conferência Segurança Social e Desenvolvimento Humano teve lugar em Díli nos dias 27 e 28 de junho

29 de junho de 2022

O evento foi organizado pelo Instituto Nacional de Segurança Social de Timor-Leste e contou com o apoio do ACTION/Portugal.

A Conferência constituiu um importante momento de análise, reflexão e debate em redor do desenvolvimento do sistema de proteção e segurança social em Timor-Leste e da sua importância para a garantia dos direitos fundamentais e para o desenvolvimento socioeconómico do país.

Entre as dezenas de participantes e representantes da sociedade timorense, da política nacional às organizações da sociedade civil, passando pelos organismos da administração local e central, parceiros sociais e do desenvolvimento, assim como pela academia e os media, destacamos a presença de uma delegação de alto nível de Portugal liderada pelo Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, e pelo Diretor-Geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Luís Albuquerque. Para além disso participaram como conferencistas, à distância e presencialmente, dois ex-ministros do trabalho e da segurança social de Portugal: Vieira da Silva e Paulo Pedroso, e o ex-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal, António Valadas.

A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Segurança Social de Timor-Leste, Longuinhos Armando Leto, acompanhado pelo Coordenador Residente das Nações Unidas em Timor-Leste, Roy Trivedy, pela Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, Manuela Bairos,  e pela Vice-Primeira-Ministra e Ministra da Solidariedade Social e Inclusão de Timor-Leste, Armanda Berta dos Santos.

Decorreu também uma mesa redonda sobre as oportunidades e desafios do sistema de segurança social em Timor-Leste moderada por dois jornalistas, na qual estiverem presentes os distintos convidados da delegação portuguese, decisores políticos timorenses e os parceiros sociais.

O Programa do evento pode ser consultado aqui e a gravação da mesa redonda visionada na seguinte ligação: https://youtu.be/lDqej5bdGiY