Lançado Relatório Mundial sobre Proteção Social 2020-22 em português

14 de julho de 2022

Fruto de um trabalho sinérgico entre a OIT Lisboa e o ACTION/Portugal financiado pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, eis o Relatório Mundial sobre Proteção Social 2020-22: A proteção social numa encruzilhada – em busca de um futuro melhor em português.

Este relatório de referência da OIT fornece uma visão global dos recentes desenvolvimentos nos sistemas de proteção social, incluindo os pisos de proteção social, e cobre o impacto da pande-mia da COVID-19. Com base em novos dados, oferece uma vasta gama de dados globais, regionais e nacionais sobre a cobertura da proteção social, benefícios e despesas públicas com a proteção social.

Seguindo uma abordagem de ciclo de vida, o relatório analisa os progressos no que diz respeito à cobertura universal da proteção social, com especial incidência na realização da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 acordada a nível mundial e dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O relatório inclui o acesso a quadros estatísticos abrangentes contendo os dados mais recentes sobre proteção social, incluindo dados nacionais detalhados sobre o indicador 1.3.1 dos ODS.

Este relatório é publicado em conjunto com cinco relatórios regionais complementares que destacam os principais desenvolvimentos, desafios e prioridades no domínio da proteção social em África, nos Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa Central e Oriental e Ásia Central e América Latina e Caraíbas.

O relatório pode ser descarregado aqui: https://www.social-protection.org/gimi/ShowRessource.action?id=57826