Campanha de comunicação do alargamento da Pensão Social em Cabo Verde

7 de abril de 2023

Com o objectivo de lançar a campanha de comunicação sobre o alargamento da Pensão Social a cerca de 3 mil novos beneficiários, na manhã do dia 10 de abril, terá lugar no Palácio do Governo na cidade da Praia, em Cabo Verde, um evento organizado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social (MFIDS), o Centro Nacional de Prestações Sociais (CNPS) e a OIT, através do Projecto ACTION/Portugal.

A produção da campanha de comunicação ficou a cargo de uma equipa que integrou, em estreita articulação, representantes do CNPS, do MFIDS, uma empresa nacional de design e do Projecto Action/Portugal.

No âmbito da referida campanha de comunicação foram criados diversos materiais, nomeadamente dois vídeos explicativos da Pensão Social, os seus procedimentos e ainda os vários beneficiários, mostrando os rostos dos atuais pensionistas. Foram igualmente preparados áudios para as rádios em crioulo, nas variantes de Sotavento e Barlavento. E como forma de complementar esta informação e assegurar elementos físicos prepararam-se dois cartazes, explicando a campanha de alargamento, bem como os benefícios para os respectivos pensionistas e ainda um folheto desdobrável onde mais informação está disponibilizada. Para as redes sociais elaboraram-se cards com informações sobre a Pensão Social.

Esta campanha de comunicação que tem por sloganPensão Social, para quem Mais precisa” insere-se no alargamento da cobertura dirigida às populações mais vulneráveis, abrangendo agora um total de cerca de 26 mil pensionistas.

As boas-vindas ficarão a cargo da Presidente do Conselho Directivo do CNPS, Dra. Elisandra de Pina. A sessão de abertura do evento contará também com a participação do Embaixador de Portugal na Praia, Dr. Paulo Lourenço, assim como com a do Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social de Cabo Verde, Dr. Fernando Elísio Freire. No evento haverá ainda espaço para um debate após a explanação sobre as prestações sociais geridas pelo CNPS e seguir-se-á a apresentação da campanha de comunicação. O encerramento ficará a cargo do representante no país do Projecto ACTION/Portugal, Fernando Sousa Júnior.