Primeiro Boletim Estatístico da Proteção Social de São Tomé e Príncipe lançado hoje em São Tomé

1 de dezembro de 2023

Está a ser lançado hoje o primeiro Boletim Estatístico da Proteção Social de São Tomé e Príncipe está marcada para hoje, dia 1 de dezembro de 2023, no Hotel Praia em São Tomé.

Este é o primeiro Boletim Estatístico sobre Proteção Social de São Tomé e Príncipe, o que representa um marco significativo na história das estatísticas do país. Este levará a uma melhor compreensão da realidade e ajudará no acompanhamento da implementação de políticas sociais em São Tomé e Príncipe.

É o resultado de vários meses de trabalho do Grupo Interinstitucional de Trabalho sobre Estatísticas de Proteção Social (GITEPS), integrado pelo Instituto Nacional de Estatística, o Instituto Nacional de Segurança Social e a Direção da Proteção Social, Solidariedade e Família.

A apresentação será feita por Heng Pinheiro, do Instituto Nacional de Estatística, Kátia Aragão, do Instituto Nacional de Estatística e Lutcy Afonso, do Instituto Nacional de Segurança Social. Estarão também presentes na sessão de abertura Eric Overvest, Coordenador Residente das Nações Unidas, Paula Pereira, Diretora do Centro Português de Cooperação, José Luís Albuquerque, Diretor-Geral do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal (online), Maria Milagre Delgado, Ministra dos Direitos da Mulher.

No seguimento da apresentação terá lugar a mesa-redonda “Uma leitura possível do Boletim Estatístico”, uma oportunidade para discutir e refletir sobre o futuro do Boletim Estatístico. A mesa-redonda será moderada por Vera Cravid, Procuradora-Geral Adjunta, e fazem parte da mesa redonda Jodiger Nascimento, Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Gaith Almeida, Presidente do Instituto Nacional de Estatística, Gilmar Benguela, Diretor-Geral do Instituto Nacional de Segurança Social e Núria de Ceita, Diretora da Direção de Proteção Social, Solidariedade e Família.


O primeiro Boletim Estatístico de São Tomé e Príncipe está disponível na biblioteca do ACTION/Portugal.

Partilhamos também a notícia no Website da RSTP assim como a cobertura em vídeo Reportagem e a notícia na RTP África.