Jornalistas distinguidos na cerimónia de entrega de prémios do INSS em Moçambique

7 de dezembro de 2023

Os órgãos de comunicação social desempenham um papel fundamental na divulgação de informação sobre proteção social, na consciencialização dos cidadãos sobre os seus direitos, na informação sobre mudanças para melhorar o acesso a benefícios e serviços e na abordagem de questões que requerem atenção.

Há três anos consecutivos que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) organiza o Prémio Nacional de Jornalismo sobre Previdência Social Obrigatória (PNJSSO).

Novamente em 2023, o INSS uniu forças com a OIT e o Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ) para esta terceira edição do prémio. O apoio da OIT foi canalizado através do projeto ACTION/Portugal.

A 30 de novembro de 2023, realizou-se a cerimónia de entrega do prémio para reconhecer o trabalho notável dos jornalistas da rádio, televisão e imprensa escrita.

Participantes na cerimónia de entrega do Prémio de Jornalismo sobre a Segurança Social Obrigatória

O primeiro classificado de cada categoria recebeu um prémio de 150.000,00 MZN e um computador portátil. Os segundos classificados receberam 100.000,00 MZN e um computador portátil, enquanto os terceiros lugares receberam 50.000,00 MZN e um tablet.

Na categoria de televisão, a jornalista Ângela Raquel Semedo, da TV Miramar, arrecadou o primeiro lugar com o trabalho intitulado “Segurança Social: O risco atual na vida dos que ainda não se inscreveram”. Na categoria de rádio, o jornalista Domingos Macalane da RM de Maputo garantiu a primeira posição com a reportagem intitulada “O Processo de Recuperação das Contribuições da Dívida e o seu Impacto na Província de Maputo”. Na categoria de imprensa escrita, Raul Senda do Jornal Savana da Cidade de Maputo conquistou a primeira posição com o título “Canalizado pelo INSS: Os contornos do Seguro Social do Trabalhador”. Foram atribuídas menções honrosas a seis jornalistas das categorias de rádio e imprensa escrita.
O Presidente do Conselho de Administração do INSS, Kabir Fahar Ibrahimo, felicitou os jornalistas concorrentes, em particular os vencedores, destacando o papel fundamental da comunicação social na divulgação de informação sobre o sistema de segurança social.

Faruco Sadique, Secretário-Geral do Sindicato Nacional dos Jornalistas (SNJ), elogiou o trabalho dos concorrentes, encorajando-os a continuar a cobrir notícias relacionadas com a segurança social. “O SNJ congratula-se com a participação de profissionais dos meios de comunicação social de diferentes partes do país, uma vez que isso valoriza o concurso”, afirmou.

A OIT comprometeu-se a apoiar as próximas edições anuais do PNJSSO, a fim de melhorar continuamente a qualidade da cobertura mediática para um debate público bem informado sobre a segurança social.